Boletos bancários agora podem ser pagos com Pix; delegado especialista em cibersegurança alerta para golpes
05/02/2025
Apesar da facilidade de pagamento, o delegado Alisson Macedo alerta que a população deve ficar atenta para não cair em golpes. Banco Central autoriza pagamento de boletos bancários por Pix.
Detran-MS/Divulgação
Começou a valer, na segunda-feira (3), a resolução aprovada pelo Banco Central (BC) que permite o pagamento de boletos bancários por meio de transferências via Pix. Agora, os boletos terão um código QR específico para o pagamento via Pix.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A principal vantagem citada pelos especialistas é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.
“Os consumidores ganham mais rapidez e praticidade. Em vez de esperar o processamento do boleto, que pode levar até 3 dias úteis, o pagamento via Pix ocorre de forma instantânea, inclusive nos fins de semana e feriados”, afirma Fátima Ribeiro, educadora financeira e contadora.
Segundo a especialista, o pagamento de boletos via Pix permite evitar atrasos, já que a confirmação da transação é imediata. Além disso, traz mais praticidade, pois é possível pagar apenas escaneando o QR code ou copiando o código Pix disponibilizado.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Além da praticidade na hora de pagar, geralmente as transações Pix são isentas de taxas para pessoa física e o risco de pagamento duplicado é menor, pois o pagamento é feito instantaneamente”, diz Fátima.
As empresas também adquirem facilidades através da nova modalidade. Para a educadora financeira, a medida pode afetar positivamente a economia local ao melhorar o fluxo financeiro das empresas.
“A adoção do Pix traz melhoria no fluxo de caixa, a redução de custos administrativos, pois há menos necessidade de conciliação de pagamentos e menos inadimplência, já que os consumidores podem pagar de forma mais rápida e prática”, completou Fátima Ribeiro.
Cautela com golpes bancários
Com a nova possibilidade de pagamento, a população deve estar atenta para não cair em golpes.
Reprodução/ RBS TV
Apesar de facilitar os pagamentos no dia a dia, o Pix se tornou uma ferramenta para criminosos aplicarem golpes financeiros de vários tipos. O delegado Alisson Macedo, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), faz um alerta para que a população tome cuidados para evitar golpes.
“Sempre que for fazer um pagamento via Pix, é importante que você verifique quem está sendo beneficiado com aquele pagamento e se faz sentido com aquilo que você está querendo pagar. Evite pagar boletos enviados por e-mails que você não conhece, e, caso receba algum SMS ou e-mail com código de barras ou Pix, verifique a autenticidade. Caso não se sinta seguro, entre no site oficial da loja que você pretende fazer o pagamento ou no aplicativo do seu banco e verifique se aquele pagamento se trata de um pagamento real”, declarou o delegado.
Conforme Alisson Macedo, o principal tipo de denúncia envolvendo o Pix que a delegacia recebe é a central falsa do banco, onde os criminosos fingem serem representantes de agências bancárias e tentam convencer as pessoas a fornecer dados bancários ou realizar transferências.
“O criminoso entra em contato com a vítima com uma pré-gravação igual ao do banco, inventa uma história dizendo que foi feita uma compra, geralmente coloca um valor alto, o que baixa a cautela da vítima porque gera um senso de urgência. A partir daí, depende da criatividade do criminoso, mas geralmente eles pedem para a pessoa instalar um aplicativo ou então pedem para que seja feito um pagamento via Pix”, mencionou o delegado.
Caso a vítima caia no golpe, Alisson Macedo orienta que é necessário entrar em contato com o banco para relatar o acontecido e tentar reaver o valor.
O delegado citou ainda que a DRCI tem conseguido chegar aos autores de golpes bancários e realizar a prisão de criminosos até fora do Piauí, mas que a população deve ter máxima cautela em ambientes virtuais para prevenir serem vítimas desses crimes.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube