A Radiodifusão no Brasil começou oficialmente em 7 de setembro de 1922, no dia da Independência do Brasil, sendo a primeira transmissão um discurso do então Presidente Epitácio Pessoa, porém a instalação do rádio de fato ocorreu apenas em 20 de abril de 1923 com a criação da "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro", ...O RÁDIO NA INTERNET - Lançado em julho de 1995 com o objetivo de acompanhar e divulgar o crescimento da Internet e suas implicações para o rádio, o boletim eletrônico iRADIO, informava em seu primeiro número e volume que "algumas estações" estavam realizando testes com a veiculação de seus sinais na rede.Atuar com excelencia proporcionando qualidade musical e informacao relevante, contribuindo para sua edificacao.

Continue a chegar a todos os lares, agora em uma nova e moderna maneira, onde estando em frente aum micro conectado à internet, qualquer pessoa poderá acessar o site, ouvir suas músicas preferidas, interagir com seus problemas, notícias, esportes, tópicos, as músicas mais ouvidas, fóruns, eventos, publicidades, mensagens , estatísticas, downloads, o histórico, abrangência, fotos, previsão do tempo e enquetes diárias. Tudo isso, com uma programação cada vez mais voltada ao crescimento da região, fazendo com que grandes empresas continuem a investir em uma programação séria e ousada através do uso do site. Leva tempo para ser produzido e o ideal é que depois de pronto esteja sempre atualizado. Uma equipe de profissionais qualificados no ramo de web conectada diariamente ao site conseguirá facilmente controlare modificar o que for preciso dentro do prazo necessário. Com o acúmulo de rádios comunitárias em todo território nacional, a rádio comercial precisa estar à frente das evoluções tecnológicas. Somente com uma Revista de Administração| FW| v. 12| n. 22| p. 2-17| Dez. 201417conscientização de apresentar um trabalho sério e dinâmico, conseguiremos desenvolver a diferença entre as outras. Uma empresa que não pensa em expandir seu comércio na área de comunicação tecnológica esta seriamente correndo riscos de ficar no esquecimento, esse é o momento de ter uma equipe preparada para mostrar o que os empresários precisam para seu crescimento dar certo, formando assim um conjunto forte, de parcerias através das ondas do rádio e da interatividade com o uso do site.
RESUMO:O Presente artigo pretende demonstrar a importância da internet para a Radiodifusão. A partir da utilização desta ferramenta para divulgar a programação das emissoras, o rádio passou por mais uma transformação importante em sua história de 90 anos no Brasil. Com a internet o rádio passou a ter uma identidade visual, pois oferece aos seus ouvintes o site da emissora com fotos dos locutores, dos equipamentos e da própria estrutura que os ouvintes apenas imaginavam como de fato eram. As notícias antes divulgadas apenas em áudio, agora podem ser conferidas também com textos, fotose vídeos em tempo praticamente real em relação àdivulgação de notícias nos microfones. Outro importante serviço que a internet oferece é o áudio das rádios em tempo real e com qualidade digital em qualquer local e horário que o internauta desejar. Outro importante objetivo da utilização da internet por emissoras de rádio é a interatividade com os ouvintes, ou "webouvintes" que podem se comunicar com as emissoras através de e mails, chats e redes sociais. A metodologia aplicada neste artigo foi baseada em pesquisas bibliográficas,pesquisas descritivas e estudo de caso.PALAVRAS-CHAVE:Rádio.Internet.Programação.INTRODUÇÃOO que parecia uma ameaça para o rádio no mundo, acabou tornando-se uma grande oportunidade. Assim podemos descrever a relação entre a internet e a radiodifusão. A capacidade do rádio em se moldar as mais diversas situações tem sido um diferencial competitivo desta mídia eletrônica em relação a todas as outras. Nos dias atuais a grande maioria das emissoras de rádio, comerciais e comunitárias, operando em Frequência ModuladaFM ou Amplitude Modulada AM divulgam seu trabalho na rede mundial de computadores,garantindo a pluralidade de conteúdos.Este fenômeno embora recente, tornou-se previsívelcom o surgimentodas primeiras web rádios na Europa e Estados Unidos. O mundialmente conhecido empresário norte americano Bill Gates,por exemplo,afirmou em entrevista àrevista Forbes no ano de 1998 que o maior parceiro da internet, como veículo de comunicação de massa é o rádio, devido sua unisensorialidade,ou seja, a capacidade que o rádio dá às pessoas de ouvi-lo fazendo outras coisas ao mesmo tempo.brought to you by COREView metadata, citation and similar papers at core.ac.ukprovided by Revistas URI - FW (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,...
A internet ofereceu ao rádio enquanto parceiro de difusão de mensagens o que este veículo considera como sua essência: a velocidade, a instantaneidade e a mobilidade. Esta parceria aprimorou a qualidade de todos os serviços oferecidos nas emissoras de rádio dando mais credibilidade na apuração dos fatos divulgados anteriormente apenas através de áudio. Hoje a notícia é divulgada também nos sites, blogs, chats e redes sociais utilizando textos, fotos, vídeos e outros recursos visuais. O Departamento Comercial das Emissoras de rádio também ganha com a parceria estabelecida entre Internet e rádio já que oferecem para seus clientes outros produtos adicionais além do tradicional spot gravado. A criatividade dos profissionais de venda das emissoras fez surgir outras opções de divulgação como o banner em sites ou blogs valorizando a parceria entre rádio e seus patrocinadores. Outra forma possível de divulgação das empresas apoiadoras através da internet é oferecendo o áudio da rádio em tempo real pelo site oficial da emissora que pode ser ouvido em qualquer lugar ou hora com ótima qualidade de recepção, garantindo assim a audiência de grande numero de "webouvintes" que eventualmente não poderiam sintonizar a emissora da forma convencional.1FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL DO RÁDIO: O INÍCIOA comunicação entre os homens existe desde o inicio da humanidade. Ela sempre existiu, de outras formas, garantindo a troca de mensagens entre nossos ancestrais. No inicio a comunicação acontecia com sons, ou ruídos, expressões ou gestos e só mais tarde evoluiu para a fala.Até os anos 1800, a comunicação a distância era realizada utilizando fogueiras, tambores, pombos-correio, mensageiros e arautos. Porem tudo mudou a partirdo ano de 1843 quando o americano Samuel Finley Bruce Morse criou o telégrafo eletromagnético e o Código Morse. A primeira mensagem transmitida por esse sistema foi: “Atenção Universo”.Assim foi dado um passo decisivo para aproximar as pessoas pela comunicação. Mais tarde, no ano de 1863 o professor inglês James Clerck Maxwell descobriu a existências de ondas eletromagnéticas. A teoria então foi desenvolvida por muitos anos pelo físico Henrich Rudolf Hertz que detectou as ondas de rádio que passaram a sechamar de “ondas hertizianas”. A esse evento se credita o ponto de partida para a invenção definitiva do rádio.No ano de 1896 o físico italiano Guilherme Marconi modificou o sistema de Morse que era a base de transmissão com fio, para o sistema sem fio.Ele transmitiu a uma pequena distancia de 3 metros.

REFERÊNCIASCÉSAR, Cyro. Rádio:a mídia da emoção. São Paulo: Summus, 2005. CHANTLER, Paul; HARRIS, Sim. Radiojornalismo.São Paulo: Summus, 1998. FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.5. ed., São Paulo: Atlas, 2010.HAUSSEN, Dóris Fagundes. In: BARBOSA FILHO; PIOVESAN; BENETON (orgs.). Rádio –sintonia do futuro. São Paulo: Paulinas, 2004, p. 51-62. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica.7. Ed.. São Paulo: Atlas, 2010.Complexo de Rádios Luz eAlegria. On-line disponível em: http://luzealegria.com.br. Acessado em mar/2013.MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista –o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1995.

Anunciantes