Piauí cria Área de Proteção Ambiental do Vale dos Buritis e Carnaubais; região engloba 3 municípios
05/02/2025
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Vale dos Buritis e Carnaubais, localizada nos municípios de Brejo do Piauí, Canto do Buriti e Pajeú do Piauí, é uma aposta para o desenvolvimento sustentável. Piauí cria Área de Proteção Ambiental do Vale dos Buritis e Carnaubais; região engloba 3 municípios
Semarh/ Divulgação
O Governo do Estado do Piau criou a Área de Proteção Ambiental (APA) do Vale dos Buritis e Carnaubais por meio do Decreto nº 23.563, de 30 de janeiro de 2025, como forma de impulsionar o desenvolvimento sustentável e conservar legalmente espécies de fauna e flora.
O corredor ecológico se estende pelos municípios de Brejo do Piauí, Canto do Buriti e Pajeú do Piauí e também visa recuperar ecossistemas degradados por espécies exóticas invasoras. A área se integra aos parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões. Veja o mapa abaixo.
No total, a Unidade de Conservação abrange uma área total de 25.921,1715 hectares e foi criada para proteger a biodiversidade da Caatinga, além dos campos de carnaúba e buritizais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O decreto também prevê a criação de um Conselho Gestor, composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil para auxiliar na implantação das atividades de administração e na elaboração do plano de manejo da unidade.
Mapa mostra a Área de Proteção Ambiental do Vale dos Buritis e Carnaubais (em amarelo) e os territórios dos municípios que são cortados por ela.
Semarh
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, a APA é importante para atrair investimentos e fortalecer um corredor ecológico e cultural que integra a Serra da Capivara à Serra das Confusões e desenvolve o ecoturismo na região sul do Piauí.
Entretanto, segundo a bióloga Estefânia Farias, os proprietários de terras inseridas na região de conservação têm o papel importante na proteção da região. Como executar essa proteção costuma ser caro, alguns deles podem negligenciar essa obrigação.
“Por lei, esse local é um local de reserva, de preservação, onde não se pode haver caça e é de responsabilidade do dono do terreno proporcionar isso, que não se pode capturar animais, que não se pode fazer uma soltura que não seja devidamente informada para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Ele pode inclusive perder a terra.”, explica Estefânia Farias.
*Estagiária sob orientação de Andrê Nascimento.
Piauí cria Área de Proteção Ambiental do Vale dos Buritis e Carnaubais; região engloba 3 municípios
Semarh/ Divulgação
Piauí cria Área de Proteção Ambiental do Vale dos Buritis e Carnaubais; região engloba 3 municípios
Semarh/ Divulgação
Piauí cria nova Área de Proteção Ambiental em região de 3 municípios
Semarh/ Divulgação
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube