Vinte presos fogem da Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina
12/11/2024
Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), os detentos escaparam da prisão pelas aberturas de ventilação. Conforme a pasta, três presos já foram recapturados. Vinte presos fogem da Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina
Reprodução
Vinte presos fugiram da Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina, na noite de segunda-feira (11). Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), os detentos escaparam da prisão pelas aberturas de ventilação. Até as 9h40 desta terça-feira (12), três deles foram recapturados. Veja as fotos dos fugitivos acima e a lista completa ao fim da reportagem.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme a Sejus, Mateus Silva Araújo, Sérgio Reis Rocha da Silva e João Pedro Nunes Araújo já foram recapturados. As forças de segurança continuam as buscas para encontrar os outros fugitivos e encaminhá-los de volta à penitenciária.
A secretaria informou ainda que vai abrir um procedimento de sindicância para apurar como os prisioneiros fugiram e solicitar uma investigação policial por parte da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A população pode fazer denúncias sobre o paradeiro dos fugitivos e fornecer informações para o telefone 190, da Polícia Militar, ou (86) 99488-8133, da Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap) da Sejus.
Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina
Isabela Leal/g1 PI
Terceira fuga em 2024
Duas grandes fugas de presos foram registradas em 2024 em diferentes penitenciárias do Piauí: a Capitão Carlos José Gomes de Assis (antiga Casa de Detenção Provisória), em Altos; e a Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus.
Em janeiro, um grupo de seis detentos conseguiu fugir da penitenciária de Altos, a 38 km de Teresina. Entre os foragidos estava José Edgar Nogueira da Silva, condenado a quase 70 anos de prisão pela morte da empresária Kariane Lima Veras, em 2022.
LEIA TAMBÉM: Déficit de vagas nas prisões do Piauí aumentou 30% em um ano; 'sistema em colapso', diz sociólogo
Casa de Detenção Provisória de Altos, no Piauí
Gilcilene Araújo/G1
Todos os fugitivos foram recapturados. O último deles foi encontrado cinco meses depois, em junho, durante uma operação realizada pela Polícia Civil do Piauí (PCPI) e o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi) em Luzilândia.
No mês seguinte à fuga de Altos, outros 17 presos escaparam da penitenciária de Bom Jesus. O grupo era composto por condenados por crimes hediondos - como Ruan Pinheiro da Guia, que assassinou um homem com 63 facadas - e suspeitos de delitos menores, como furto e roubo.
A operação de recaptura durou quatro meses e localizou todos os fugitivos. O último foi reconduzido à penitenciária no fim de junho, quando a Polícia Militar do Piauí (PCPI) o localizou em Cristino Castro.
Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, no Piauí
Divulgação/Sejus
Saiba quem são os fugitivos da penitenciária:
Sérgio Reis Rocha da Silva (recapturado);
Antônio das Graças Rios de Amorim Neto;
Carlos Eduardo Costa Fernandes;
Francisco Felipe Alves da Silva;
José Wilson da Silva Sousa;
Kawan Felipe Soares da Conceição;
Mário Eduardo da Silva Bonifácio;
Natanael Glayson da Silva Oliveira;
Raylan Paiva Ferreira;
Vanildo Caio da Silva;
Walef Roberto da Silva Sousa;
Franciel de Sousa Nunes;
Igor de Sousa Félix Pereira;
João Pedro Nunes Araújo (recapturado);
Jefferson dos Santos Luz;
Kleber Alves da Conceição Silva;
Lucas e Silva Moura;
Lucas Henrique da Silva Nascimento;
Wellington de Sousa Santos.
Mateus Silva Araújo (recapturado).
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube